Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Evolvulus kramerioides Mart. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-05-2012

Criterio: B1ab(iii,iv)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie de distribuição geográfica restrita (EOO=8.851,48 km²). É endêmica do Estado de Minas Gerais e tem apenas cinco registros de ocorrência. Destes, quatro foram realizados há mais de 65 anos, e o mais recente tem mais de 30 anos. Embora dois registros apontem alta frequência de ocorrência para a espécie, a paisagem das regiões onde vivem suas subpopulações vem sofrendo transformações em decorrência de atividades de mineração, invasão por espécies exóticas, incêndios e expansão urbana. Esse conjunto de ações causa um declínio contínuo na qualidade do hábitat, EOO e AOO para subpopulações desta espécie. Assim, E. kramerioides é classificada como "Vulnerável" (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Evolvulus kramerioides Mart.;

Família: Convolvulaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

​A espécie é frequente nos locais em que foi coletada nos municípios de Caeté e Ouro Preto (CNCFlora, 2011).

Distribuição

Ocorre em Minas Gerais (Bianchini; Ferreira, 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Oscampos rupestres da Cadeia do Espinhaço sofreram no passado com o impacto deatividades de mineração. Atualmente, são ameaçados devido à invasão porespécies exóticas, à ocorrência de incêndios, e à expansão urbana (Rapini etal., 2008).

1.3.8 Unknown
Severidade high
Detalhes expansão urbana (Rapini et al., 2008).

1.7 Fire
Severidade high
Detalhes ocorrência de incêndios (Rapini et al., 2008)

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Severidade medium
Detalhes invasão por espécies exóticas (Rapini et al., 2008).

1.3.1 Mining
Severidade very high
Detalhes Os campos rupestres da Cadeia do Espinhaço sofreram no passado com o impacto de atividades de mineração. (Rapini et al., 2008).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Deficiente de Dados" (DD), segundo a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- RAPINI, A.; RIBEIRO, P.L.; LAMBERT, S.; PIRANI, J.R. A flora dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço., Megadiversidade, n.1-2, p.16-24, 2008.

- BIANCHINI, R.S.; FERREIRA, P.P.A.; PASTORE, M. Convolvulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000093>.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Evolvulus kramerioides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Evolvulus kramerioides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/05/2012 - 14:28:42